Exames e procedimentos em Brasília
A Oftalmologia adulta consiste em consultas regulares para avaliação de doenças já existentes, ou para a prevenção e o rastreio precoce de possíveis problemas oculares.
Muitos sinais indicam a hora de procurar um oftalmologista, entre eles, a dificuldade para enxergar; coceira frequente nos olhos; problemas como diabetes ou hipertensão; e doenças hereditárias. Neste cenário, a idade também é um fator que predispõe uma visita ao oftalmologista, por isso, pessoas acima dos 40 anos precisam consultar-se regularmente.
Já a oftalmopediatria tem o objetivo ajudar na prevenção de doenças que afetam os olhos na infância. Isso porque os olhos das crianças são mais sensíveis do que os dos adultos, uma vez que as estruturas oculares continuam se desenvolvendo durante a infância, num ciclo que só se completa por volta dos sete anos de idade.
Principais áreas de tratamento da OPC Oftalmologia:
Paquimetria
O exame de paquimetria é indicado para medir a espessura da córnea por meio de uma sonda de ultrassom. As principais doenças que podem ser diagnosticadas por esse exame são o ceratocone, o glaucoma e o edema corneano.
Teste do olhinho
O teste do olhinho é realizado em bebês para percepção do reflexo vermelho no olho do recém-nascido. Doenças como catarata congênita, hemorragias e retinoblastoma, podem ser diagnosticadas por esse teste, por esse motivo, é muito importante realizá-lo assim que deixar a maternidade.
Topografia
O exame de topografia é indicado para análise e identificação de alterações na córnea e em toda a estrutura ocular. Além de diagnosticar alterações na estrutura da córnea, o procedimento é indicado em situações pré e pós-operatórias de diversas cirurgias como as refrativas, a de catarata, e até mesmo mesmo para a adaptação ao uso de lentes.
Retinografia
O exame de retinografia é indicado para análise da retina, nervo ótico e fundo do olho. Entre as principais condições diagnosticadas por esse exame estão o glaucoma, a retinopatia diabética, degeneração macular e oclusões vasculares da retina.
Microscopia
O exame de microscopia é indicado para determinar a densidade das células endoteliais da córnea. Este procedimento é indicado em condições pré-operatórias de cirurgias como a de catarata, a refrativa e cirurgias na córnea.
Teste de Schirmer
O teste é indicado para avaliar se os olhos produzem a quantidade ideal de lágrimas. O exame é o principal indicado para os pacientes que possuem suspeita da síndrome do olho seco, além de ajudar no diagnóstico de diversas doenças oculares.
Gonioscopia
O exame de gonioscopia analisa o ângulo entre a córnea e a íris para regular a pressão intraocular e da câmara anterior. Realizado, principalmente, em pacientes onde há suspeita de glaucoma.
Fundoscopia
O exame de fundoscopia é indicado para analisar o fundo do olho. O principal objetivo da fundoscopia é avaliar a retina e as estruturas internas do olho, a fim de diagnosticar problemas no nervo óptico.
Mapeamento de retina
O mapeamento de retina é uma análise do fundo do olho para verificação de lesões e alterações.